Por Mônica Gominho

Bom dia! Eita que hoje é sexta-feira…dia de … Nada de trela, viu pessoas? Ou melhor, com moderação!

Minha reflexão de hoje é que não faz sentido colocar ao leu toda a trajetória saudável da semana com extravagâncias demasiadas de um sábado e domingo.  Afinal, foram cinco dias de muita concentração do psicológico compulsivo, todos os bodys na academia (rsrsrsr), disciplina na hora de organizar toda a variedade dos alimentos nas refeições e lanches, e o mais importante, já algum bom resultado aparente.

 

Bem, mas o assunto de hoje é sobre a fruta BANANA! Quem odeia, realmente não vai amá-la nunca, mas quem gosta, pode amá-la a depender da carinha dela e do sabor. Particularmente, eu AMO mesmo. Como todos os dias, digo logo! Nas tradicionais dietas, bem sabemos que ela faz parte daquela relação de frutas que devemos evitar ao máximo. Contudo, coitadinha dela, gente! Mil vezes ela lá toda descascada, em tiras ou amassada, ou até mesmo em rodelas com alguns saudáveis complementos ou variadas formas de preparo, do que a visão da gordura saturada de boa parte dos alimentos.

 

 

Acima de tudo, ela é fruta, alimento fresco, sem sódio, conservantes e corantes. =) Para os frequentadores de plantão das academias e até mesmo das corridas e caminhadas, a banana além de dá uma linda energia com seu carboidrato bom, ela aumenta o teor de glicose no sangue e não empacha. A minha mais nova descoberta, e bem por acaso, já lendo o final de uma matéria é que o seu consumo causa um efeito relaxante quando consumida no período da noite. É por isso que coincidentemente ou não, dos três dias que comi banana frita a noite (para me anular da vontade do doce rsrsrsrs), me bateu um sono, uma sensação de corpinho mole sem gripe.

Vejam a matéria que li no NE10:  http://ne10.uol.com.br/canal/vestibular-2013/noticia/2012/10/17/oleo-de-peixe-e-outros-alimentos-ativam-memoria-e-ajudam-nos-estudos-374879.php (A informação está no último parágrafo).

Se for comer banana frita, faz como eu falei no último poste, na panela de tefon-sem gordura- para isso é preciso que a banana esteja madura (quanto mais, melhor pq ela fica molinha sem precisar de manteiga e derivados).  Depois você pode salpicar com leite em pó desnatado. Se for fazer vitamina de banana, fica gostoso com 4 biscoito maisena triturado e uma colher de chá de essência de baunilha.  Fica bom também, a banana congelada como recheio daqueles pudins de caixa light de chocolate.

Bjos saudáveis em todos!

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Sobre Mônica Gominho

Sou Mônica Gominho, muito prazer! Jornalista graduada, apaixonada por saúde e tudo que ofereça bem- estar ao corpo e a mente. Hoje, cultivo novos hábitos sem paranóias e sem fugir da comida e das críticas da família e de amigos. Com boas escolhas alimentares, leitura e a prática de exercícios físicos, a amizade com a balança não é mais uma guerra, é apenas consequência das minhas novas escolhas por uma qualidade de vida presente e futura. Alimento o pensamento de que a colheita de amanhã é um reflexo do que somos e escolhemos hoje. Ter saúde, em algumas situações, também pode ser opcional, basta que você cuide de você mesmo!

Muito bom contar com a sua interação saudável ;)

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