Por Mônica Gominho

Obesidade é uma doença crônica multifatorial em que o aumento da reserva natural de gordura do corpo acontece e torna-se uma situação irreversível e mórbida. É quando o excesso de comida já gerou quilos (percentual de massa gorda) “excessivamente” presentes no corpo.

 

O combate a esta doença “psicoemocional” ganhou um dia de reflexão intensa, e esse data, é hoje, dia 11 de outubro (Dia Internacional da Obesidade). Mesmo sem ter passado por uma vivência em uma condição de obesidade e nem de tamanho sobrepeso, já acompanhei alguns casos bem pertinho, por sinal. O que eu posso dizer que não é fácil, mas como a força e a mudança são fatores ligados diretamente ao nosso querer vencer e fazer acontecer, também com certeza superar a obesidade é uma situação possível, sim, de ser vencida e superada dia a dia.

 

Uma das pessoas em que pude ver grande parte desse processo, hoje super me orgulho dela, porque após a cirurgia, ela foi muito mais além, e hoje também decidiu mudar hábitos e incluir escolhas que vão refletir mais saúde na sua vida futura. Comer mais verdura e ir à academia ao ponto de levar o nome de “marombeira” com certeza já são grandes vitórias, não acham?

 

Se refletirmos por alguns minutos, a consciência bate de que podemos não chegar a condição de obeso. O que acontece é que precisamos educar todos os dias a nossa relação perante a comida. Se falar é fácil, não sei, e pode até ser, mas o importante é lembrar que está acima do peso e deixar que isso se agrave é esquecer completamente o seu amor próprio e a sua vontade de viver. Porque bem sabemos que ter saúde é o principal fundamento para conseguirmos o restante das coisas.

 

(FOTO DO SITE TERRA: NA MATÉRIA LUTA CONTRA A OBESIDADE)

Mas, como minha intensão não é dá sermão em ninguém e nem garantir que lutar contra a obesidade é uma tarefa simples, meu principal recado a vocês, pessoas saudáveis ou na constante tentativa de se tornarem, é não deixar a peteca cair e continuar acreditando que escolhas pequenas e gradativas são acumulativas com o tempo e se tornam bagagem suficiente para uma boa saúde.

 CONSELHO,DICA, DIREÇÃO, ALÔ (A CIDA DO DIA): Com preguiça, com vergonha ??? Envolva quem você mais ama nesse processo de mudanças de hábitos. Lembre-se que é pra vida toda.

É isso! Quem se interessar ou precisar mesmo saber mais sobre o tema aos olhos da experiência de uma pessoa que passou por isso, pode falar comigo que eu apresento a minha amiga- um dos meus orgulhos de superação e determinação!

 

Separei duas matérias que achei interessantes sobre o tema. Espero que gostem (=

A primeira é bem específica pelo dia de hoje http://cyberdiet.terra.com.br/a-luta-contra-a-obesidade-2-1-1-346.html

E essa segunda fala da mudança da idade para as cirurgias de redução de estômago http://ne10.uol.com.br/canal/cotidiano/saude/noticia/2012/10/11/sus-reduz-de-18-para-16-anos-a-idade-minima-para-cirurgia-bariatrica-373607.php

Diante dessa redução da idade, a gente para e pensa, porque? Porque as nossas crianças cada vez mais cedo estão nessas condições?

Bjos cheios de reflexões em todos!

 

Anúncios

Sobre Mônica Gominho

Sou Mônica Gominho, muito prazer! Jornalista graduada, apaixonada por saúde e tudo que ofereça bem- estar ao corpo e a mente. Hoje, cultivo novos hábitos sem paranóias e sem fugir da comida e das críticas da família e de amigos. Com boas escolhas alimentares, leitura e a prática de exercícios físicos, a amizade com a balança não é mais uma guerra, é apenas consequência das minhas novas escolhas por uma qualidade de vida presente e futura. Alimento o pensamento de que a colheita de amanhã é um reflexo do que somos e escolhemos hoje. Ter saúde, em algumas situações, também pode ser opcional, basta que você cuide de você mesmo!

Muito bom contar com a sua interação saudável ;)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s